Abrir um ficheiro

Na maioria das máquinas, fazer duplo clique num ficheiro, usando o botão esquerdo do rato, deverá abrir esse ficheiro.

O teu computador escolhe o programa com que irá abrir um ficheiro usando a extensão desse ficheiro (a parte do nome do ficheiro que vem depois do ponto).

Por exemplo, ninja.jpg é um ficheiro de imagem no formato JPEG (daí a extensão .jpg) e, ao clicares nele, o teu computador irá procurar o programa que lida com esse tipo de imagem.

Se o ficheiro não tiver nenhuma extensão, o computador não saberá como abri-lo. Primeiro, verifica se o teu computador está definido para exibir as extensões de ficheiros. Há mais informação sobre isso aqui .

Para adicionares ou alterares uma extensão de ficheiro, clica no ficheiro com o botão direito do rato para fazer aparecer o menu de contexto e depois selecciona «Mudar o nome». Escolhe a extensão correcta para cada tipo de ficheiro: não tentes adicionar uma extensão .txt a um ficheiro de imagem, por exemplo.

Se o nome do ficheiro tiver uma extensão, pode ainda assim acontecer que o teu computador não tenha instalado o programa correcto para o abrir ou que não lhe tenha sido dito qual é esse programa. Normalmente ele informar-te-á disso quando tentares abrir o ficheiro e deixar-te-á escolhê-lo a partir de uma lista dos programas instalados. Também podes clicar no ficheiro com o botão direito do rato para fazer aparecer o menu de contexto e escolher «Abrir com» para seleccionares tu mesmo o programa apropriado.

A opção «Abrir com» também é útil se quiseres abrir um ficheiro usando um programa diferente daquele que o teu computador escolhe normalmente. Por exemplo, os ficheiros .htm geralmente são abertos no teu navegador, mas poderás querer abri-los num editor de texto para lhes alterares o código.