Acerca do CoderDojo

Crianças e jovens como tu aprendem a criar através da tecnologia, todas as semanas, em todo o mundo, em clubes CoderDojo. Nestes clubes, eles criam páginas web usando HTML e CSS, tal como no sítio web que construíste (ou vais construir) a partir deste livro Nano, aplicações web, jogos e até robôs usando hardware.

Há mais de 1050 Dojos espalhados por 63 países. O CoderDojo é um movimento global, liderado por voluntários, de clubes de programação gratuitos para jovens entre os 7 e os 17 anos. O movimento, fundado há apenas cinco anos em Cork, na Irlanda, tornou-se num fenómeno global a que te podes juntar.

Em Portugal, há pelo menos dez Dojos espalhados pelo país, de Beja a Braga e aos Açores, passando por Lisboa (onde há dois Dojos), Odivelas, Abrantes, Vila da Feira, Porto e Vila do Conde. O Dojo mais antigo em Portugal é o CoderDojo LX, criado em Maio de 2013. Vê a lista completa dos Dojos portugueses aqui.

O CoderDojo Nano inspirou-te para aprenderes mais sobre como criar com tecnologia? Porque não participares no teu Dojo local? Não há nenhum Dojo perto de ti? Porque não encorajas um teu encarregado de educação a criar um Dojo para os jovens da tua comunidade? Estamos aqui para o ajudar nesse processo.

CoderDojo Nano

Pega no teu livro CoderDojo Nano, junta-te com alguns amigos e criem o vosso próprio mini CoderDojo – um CoderDojo Nano!

O primeiro livro da série CoderDojo Nano foi escrito por Clyde Hatter. O Clyde é mentor no Dojo de Bray, Irlanda, desde 2012 e desenvolveu o conteúdo do livro depois de ouvir montes de sugestões e comentários de todos os participantes no seu Dojo!

A revisão técnica da versão portuguesa deste primeiro livro da série CoderDojo Nano foi feita pelo campeão do CoderDojo LX, Manuel Menezes de Sequeira.

More information