Editores de texto

É muito importante que uses ou um editor de texto simples, ou um editor de código.

Se tentares escrever código num processador de texto, podem acontecer coisas desagradáveis. Por exemplo, muitos processadores de texto, como o Microsoft Word, gostam de «corrigir» aquilo que escreves, transformando as aspas simples (") em aspas «inteligentes» [“”], por exemplo. Nesse caso o teu código não vai funcionar!

Um editor de texto simples (como o Notepad, que vem com o Windows) deixa-te escrever… bem, texto simples. Não existem quaisquer opções para formatar o texto em itálico, negrito, sublinhado ou outro estilo mais elegante. (Se conseguires ver essas opções no editor que estás a usar, então não é texto simples – provavelmente será rich text, ou seja, texto enriquecido…)

Um editor de código é como um editor de texto simples, mas com algumas características adicionais que tornam mais fácil escrever-se código com ele. Por exemplo, um editor de código pode adicionar indentação ao código e mostrá-lo usando destaques coloridos, para que seja mais fácil ver que partes do texto são, por exemplo, etiquetas HTML.

Para mais conselhos sobre editores de código, ver Editor de código.