Inserir uma imagem

Existem muitos tipos diferentes de ficheiros de imagem. Usar o tipo de imagem apropriado pode ser importante. Aqui estão os três principais tipos de imagens que encontrarás na web:

  • JPEG, com a extensão de ficheiro .jpg ou .jpeg – Os JPEG foram concebidos para imagens fotográficas: suportam uma grande quantidade de cores, mantendo pequeno o tamanho dos ficheiros devido à utilização de compressão. A desvantagem é que a compressão pode reduzir a qualidade das imagens, o que é especialmente visível quando estas são ampliadas.
  • PNG, com a extensão de ficheiro .png – Estas imagens ocupam mais espaço do que em JPEG, mas usam compressão sem redução de qualidade, permanecendo nítidas quando são ampliadas. Por isso, são a melhor opção para desenhos a traço, logótipos, diagramas e tabelas. Para a mesma taxa de compressão, as imagens em PNG suportam menos cores do que em JPEG, e por isso este formato não é tão bom para fotografias como o JPEG.
  • GIF, com a extensão de ficheiro .gif – A principal vantagem do formato GIF é que ele pode ser usado para criar imagens animadas que depois poderão ser adicionadas a uma página web como outra imagem qualquer. Tal como os PNG, também são úteis para imagens mais simples e que tenham menos cores.