Português

Fazer sítios web em português exige alguns cuidados. Vamos referi-los brevemente aqui.

Caracteres acentuados, etc.

De modo a poderes escrever caracteres acentuados à vontade, assegura-te de que o editor de código que estás a usar para editar os ficheiros HTML produz ficheiros de texto num formato que se chama UTF-8. Se usares o Brackets, que podes descarregar a partir das Descargas, então podes estar descansado, pois o formato UTF-8 é mesmo o que ele prefere!

Dito isto, os ficheiros com código HTML têm de dizer que estão nesse formato. Isso consegue-se colocando <meta charset="UTF-8"> dentro do elemento head:

<!DOCTYPE html>

<html>
  <head>
    <meta charset="UTF-8">
…

Língua da página

No livro isto não é referido, para não complicar, mas é boa ideia dar uma dica ao navegador web acerca da língua na qual cada uma das nossas páginas web está escrita. Se não disseres nada, o navegador pensará que a página está escrita em inglês. No caso do Chrome, pode mesmo oferecer-se para traduzir as tuas páginas para português, apesar de já estarem em português!

Para dizeres ao navegador Web que uma tua página está em português, acrescenta o atributo lang="pt-PT" ao seu elemento html. Em conjunto com a indicação do formato UTF-8 que referimos acima, os teus ficheiros HTML começarão assim:

<!DOCTYPE html>

<html lang="pt-PT">
  <head>
    <meta charset="UTF-8">
…