Tamanho de imagem

Por vezes as imagens que gostarias de incluir nas tuas páginas web são demasiado grandes. Por exemplo, as fotografias da tua câmara ou do teu telemóvel são normalmente muito grandes e ocuparão demasiado espaço numa página web. Que fazer?

Existem muitas soluções. Podes, por exemplo, usar uma ferramenta gratuita chamada GNU Image Manipulation Program, ou GIMP para abreviar. O GIMP é um programa de edição de imagem poderoso e complexo. Usá-lo pode ser bastante intimidante, mas por agora iremos falar apenas sobre duas funcionalidades simples: redimensionar e recortar imagens.

Depois de instalares o GIMP (podes encontrar uma ligação para ele na página de Descargas), abre o teu ficheiro de imagem clicando nele com o botão direito do rato e seleccionando «Abrir com GIMP» ou usando o menu «Ficheiro» do GIMP.

A janela com a tua imagem mostra o seu tamanho na barra de título. Esse tamanho é mostrado indicando quantos píxeis tem a imagem de largura e de altura.

Supõe que pretendes fazer a imagem ter metade do tamanho original. (Reduz sempre as imagens, evitando aumentá-las: se as aumentares a sua qualidade piorará.)

Clica «Imagem» na barra de menu, e selecciona «Escalar Imagem…». Abrir-se-á uma caixa de diálogo que mostra, entre outras coisas, a largura e altura da imagem em píxeis. (Podes usar o menu à direita do tamanho para o veres em polegadas ou milímetros, se preferires.)

Primeiro, clica no ícone da corrente que está à direita das caixas com a largura e a altura da imagem. Assegura-te de que a corrente nesse ícone não parece «quebrada». Esta definição significa que se reduzires a largura da imagem, a altura será também reduzida de maneira a que a proporção entre a largura e a altura se mantenha. Ou seja, a imagem não irá ficar esticada ou achatada, apenas mais pequena.

Agora basta alterares a altura ou a largura da imagem para o valor desejado e clicares no botão «Escalar».

Supõe agora que só pretendes ficar com uma parte da imagem – gostarias de «recortar» o resto, removendo-o. Podes fazê-lo de uma forma simples:

Primeiro procura a caixa de ferramentas do GIMP:

Se não conseguires vê-la, clica «Janelas» na barra de menu e selecciona «Caixa de Ferramentas» para ela aparecer.

Clica na ferramenta de selecção rectangular que está na caixa de ferramentas:

gimp-selection

Clica o botão rato e arrasta-o para seleccionares uma caixa em torno da parte da imagem que pretendes manter. Depois, clica em «Imagem» na barra de menu e escolhe «Recortar à Selecção».

gimp-crop     gimp-cropped